Terceirização de Serviços na Administração Pública

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TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Embasado na Lei 8.666/93, Atualizado pela NOVA LEI GERAL DE LICITAÇÕES 14.133/21, Lei 9.433/05, IN 5/2017, Portaria 07/2011 e nas jurisprudências dos TCU, TCE e TCM.

Curso por Videoconferência, Presencial e EAD Online

AGENDA: SOB CONSULTA

LOCAL DO CURSO:

Presencial:
Rua Ewerton Visco, 290, Ed. Boulevard Side Empresarial, Sala 1901, Caminho das Arvores – Cep 41.820-022, Salvador – Bahia

Videoconferência e EAD:
Internet, Online e Ao vivo

PÚBLICO ALVO:

Administradores, assessores jurídicos, membros de comissões de licitação, controle e auditoria interna, gerentes, gestores e fiscais de contratos, servidores que tenham sob sua responsabilidade, a contratação e gestão de contratos de serviços terceirizados, diretores e representantes de empresas terceirizadas na administração pública, etc..

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar os participantes para o planejamento e contratação de serviços terceirizados; elaboração de planilhas de custos e precificação dos serviços contínuos da Administração Pública e empresas privadas interessadas em contratar com a administração pública; com os fundamentos da Lei 8666/93, Lei 9433/05, IN 5/2017, Portaria 07/2011, acórdãos do TCU, decisões do TST, norma coletiva de trabalho, legislações tributárias, trabalhista e previdenciária, desde a contratação, revisões, repactuações e reajustes. Para atender ao objetivo geral, constituem-se os OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar o processo de terceirização na Administração Pública e suas implicações legais, a partir dos parâmetros estabelecidos pela IN 05/2017;
  • Conceituar, de forma qualificada e prática, verificando as vantagens e desvantagens do modo de condução da prestação de serviços em relação aos padrões usuais dos contratos de terceirização;
  • Descrever os reflexos produzidos nos mais variados campos, tais como, tributário, trabalhista, previdenciário, pessoal, organizacional, social, econômico, político, quando da opção pela terceirização;

CARGA HORÁRIA:

– 16 Horas/Aula
– Das 08:30h às 18:00h
– Intervalo de 1:30 hora para almoço.

PRÉ-REQUISITO:

– Não há pré-requisito, 2º grau é o desejável

OFERTA PADRÃO

– Apostila Personalizada
– Material de apoio Completo
– CERTIFICADO de Conclusão
– Apoio literário do Blog Especializado: licitação.publoffice.com.br.

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DOCENTE / PROFESSOR

Prof. Lourival Silva

A formação acadêmica do Professor Lourival Silva, contempla: Doutorando em Educação; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior; Pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades; Bacharel em Ciências Contábeis; Auditor; Perito Contábil e Financeiro; Especialista em Licitações e Contratos Administrativos; Instrutor; Pregoeiro; Palestrante e Técnico em Contabilidade.

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO I

1º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

A – NOÇÕES GERAIS DE TERCEIRIZAÇÃO

1. Histórico da Terceirização na Administração Pública; 2. Princípios da Terceirização; 3. Fundamentação legal, legislação e normas atinentes; 4. Terceirização: atividades possíveis; requisitos; vedações; e responsabilidade trabalhista; 5. Critérios e definição dos serviços de natureza contínua; 6. Conceitos de atividade-meio e atividade-fim.

B – LICITAÇÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

1. Planejamento da licitação de serviços: noções e pressupostos; 2. Projeto Básico, Projeto Executivo, Plano de Trabalho e Termo de Referência; 3. Modalidades de licitação aplicáveis; 4. Edital: disposições integrantes; 5. Obrigatoriedade do orçamento estimado na forma de planilha; 6. A imprescindibilidade da planilha para fins de reajuste/repactuação; 7. Indicação da norma coletiva de trabalho adotada para elaboração da proposta; 8. Importância do planejamento e das definições do encargo na formação de preço; 9. Estimativa dos preços da contratação; 10. Elaboração da planilha de custo e formação de preço, conforme Portaria nº 07/2011; 11. Aspectos trabalhistas, previdenciário e tributário na elaboração da planilha de custo e formação de preço.

C – CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

1. Procedimentos prévios à contratação; 2. Natureza jurídica e classificação dos contratos administrativos; 3. Regime Jurídico dos contratos de serviços terceirizáveis; 4. Prerrogativas da Administração Pública; 5. Obrigatoriedade do termo de contrato; 6. Preâmbulo do contrato e suas informações importantes; 7. Cláusulas obrigatórias e exorbitantes do termo de contrato; 8. Obrigações e responsabilidades da contratante e da contratada; 9. Duração dos contratos e princípio da anualidade; 10. Prorrogação dos Contratos; 11. Riscos do Vínculo Empregatícios – Como Evitá-lo? 12. Unidade Quantitativa de Serviços Prestados – Unidade de Medida;

MÓDULO II

1º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

D – EXECUÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO

1. Execução dos contratos e o seu acompanhamento; 2. Fiscalização, supervisão e acompanhamento de contratos de terceirização, pelo membro da administração, e metodologias de referência na forma IN 02/2008; 3. Prevenção da responsabilidade; 4. Pagamento de multas e juros de mora, pela administração, por atraso das obrigações pecuniárias; 5. Suspensão dos serviços por parte da contratada quando houver atraso de pagamento; 6. Formas de alteração contratual (unilateral ou bilateral); 7. Alterações dos contratos administrativos: quantitativas, de valor, de preços, no objeto (mudança de marca, introdução de serviços similares, etc); 8. Revisão contratual decorrente de encargos legais supervenientes; 9. Acréscimo e supressões contratuais previstas e não previstas em lei; 10. O problema do fato superveniente justificador das alterações do objeto; 11. Termos aditivos em face das prorrogações, repactuações, etc; 12. Casos de dispensa de termo aditivo: definição e utilização do apostilamento; 13. Subcontratação e cessão do contrato: diferenças e cabimentos; cautelas; limites impostos legalmente; relação entre o contratado e o subcontratado e a contratante e o subcontratado; 14. Equação econômico-financeira do contrato: formação; dever de manutenção: mandamento constitucional; fatos que desequilibram economicamente um contrato e ensejam reequilíbrio; evento posterior à elaboração da proposta; reequilíbrio e conduta culposa do particular; formas de recomposição: reajuste, repactuação e revisão; 15. Recomposição dos valores dos contratos complexos, que envolvem custos de mão de obra e de insumos, com a adoção de reajuste por índice e repactuação no mesmo contrato; 16. Fatos desencadeadores do desequilíbrio: força maior; caso fortuito; fato do príncipe; fato da administração; interferências imprevistas; modificação unilateral do contrato; 17. Sanções administrativas: advertência; multa; suspensão; inidoneidade e outras penas; necessidade de processo administrativo e princípios norteadores.

MÓDULO III

2º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

E – EXTINÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO

1. Extinção do contrato: conclusão do objeto, término do prazo, rescisão, anulação; 2. Consequências da inexecução do contrato para as partes; 3. Rescisão unilateral e suas consequências para as partes; direito ao contraditório e a ampla defesa; 4. Nulidade do contrato e suas consequências para as partes: vícios no contrato: o que pode ser saneado; vícios na licitação que atingem o contrato; contradição entre o edital e o contrato: como resolver; 5. Processo para a extinção excepcional do contrato administrativo; 6. Recursos administrativos: defesa prévia; pedido de reconsideração, representação ou denúncia; pedido de reabilitação e seus prazos.

F – DISPOSIÇÕES TRAZIDAS PELA IN Nº 03/2009 E RESOLUÇÃO DO CNJ Nº 98 PARA PAGAMENTO DE TERCEIROS POR CONTA VINCULADA

1. Procedimentos para criação da conta vinculada; 2. Retenção e depósito dos valores de FGTS diretamente na conta dos trabalhadores; 3. Desconto da fatura e pagamento na conta vinculada de parcelas rescisórias do trabalhador.

MÓDULO IV

2º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

G – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. Apresentação de planilha padrão e simulação de diferentes serviços como limpeza, manutenção predial, vigilância e outros; 2. Questionário; 3. Estudo de Caso.

METODOLOGIA

Publoffice CURSOS – Educação Executiva, busca inovar constantemente em seu modelo de construção do conhecimento. Nos treinamentos e cursos presenciais, tanto nas suas dependências, em ambiente climatizado e confortável, ou in company, todas as aulas são produzidas e editadas para apresentação em slides, através de projetor / data show, material impresso e digital, utilizando diversos recursos interativos e online com o objetivo de elevar o índice de aprendizagem dos alunos e participantes.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Nossas ações pedagógicas estão firmadas nas RECOMENDAÇÕES descritas por Jacques Dolors (1996), no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, sob o Título: EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR, onde apresenta os quatro pilares de sustentação da aprendizagem para a educação do futuro, a saber:

  • Aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida;
  • Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe;
  • Aprender a viver juntos, na perspectiva de desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências e preparar-se para gerir conflitos;
  • Aprender a ser, para melhor desenvolver a personalidade e estar à altura de agir com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação da construção de conhecimentos a partir da observação e análise de:

  • Frequência e pontualidade por parte do aluno;
  • Participação construtiva e compromisso com a dinâmica e o processo educativo proposto;
  • Discussão fundamentada individual e em equipe
  • Trabalhos sistematizados;
  • Produções individuais, coletivas e apresentações em sala de aula.

 

INVESTIMENTO

Presencial – R$ 1.340,00

Videoconferência – R$ 1.140,00

EAD – On Line Avançado – R$ 499,00

 

Em até 12x no cartão de crédito.

Havendo mais de um por entidade, será concedido desconto progressivo de 5%.

Inscrição efetivada até 7 dias antes da data do curso terá desconto de 5% (cinco por cento).

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 5 (cinco) días úteis. Após isso, deverá ser solicitada substituição para um outro curso ou crédito no valor da inscrição.

PublofficeCURSOS – Educação Executiva, se reserva no direito de cancelar qualquer curso, caso a turma não atinja a quantidade mínima de participantes (Ponto de Equilíbrio).

 

FORMA DE PAGAMENTO:

  • Depósito, transferência, Boleto Bancário ou Nota de Empenho;
  • PIX para CNPJ: 33.864.512/0001-55
  • Cartões de Crédito em até 12 vezes, com encargo do pagante;
  • Órgãos públicos enviar Nota de Empenho via email para cursos@publofficecursos.com.br.

Depósito ou transferência Bancária para:

KAYROS TECNOLOGIA, CONTABILIDADE, AUDITORIA, EVENTOS E CURSOS LTDA
CNPJ 33.864.512/0001-55
Agência 1599-7 – Conta Corrente 77.013-2

Enviar por email o comprovante de pagamento para: cursos@publoffice.com.br

Demos

Cor do Tema

Estilo do Cabeçalho

Modo de Navegação

Disposição

Largo
Em Caixa

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