Técnica de Elaboração dos Contratos Administrativos

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TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Embasado na Lei 8.666/93, Atualizado pela NOVA LEI GERAL DE LICITAÇÕES 14.133/21, nas jurisprudências dos TCU, TCE e TCM.

Curso por Videoconferência, Presencial e EAD Online

AGENDA: SOB CONSULTA

LOCAL DO CURSO:

Presencial:
Rua Ewerton Visco, 290, Ed. Boulevard Side Empresarial, Sala 1901, Caminho das Arvores – Cep 41.820-022, Salvador – Bahia

Videoconferência e EAD:
Internet, Online e Ao vivo

PÚBLICO ALVO:

Servidores das áreas de suprimentos, compras e licitações da Administração Pública Direta e Indireta, procuradores e advogados, auditores, controladoria interna, gerentes e fiscais de contratos, gerência e diretoria das instituições públicas contratantes e de modo geral todos aqueles profissionais que participem da redação total ou parcial dos contratos de prestação de serviços.

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar os participantes a redigirem Contratos Administrativos de Prestação de Serviços completos, claros, ordenados e seguros, com estrutura e linguagem adequados, de forma a evitar configuração de contratação ilícita de mão-de-obra, promover a eficiência e eficácia das contratações e facilitar os processos licitatórios que antecedem. A este objetivo geral vinculam-se os seguintes OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Capacitar todos os participantes para a elaboração e redação dos contratos administrativos com qualidade, eficiência e eficácia, de acordo com os ditames da Lei nº 8.666/93.
  • Apresentar, corretamente, o Contrato Administrativo, detalhando as cláusulas necessárias, os procedimentos da formalização, entre outros temas importantes para o correto emprego deste tipo de ajuste.
  • Compreender os entendimentos das cortes de contas e dos tribunais, as recomendações, os apontamentos e as repercussões, dominando boas práticas para solucionar problemas que surgem na execução dos contratos.

CARGA HORÁRIA:

– 16 Horas/Aula
– Das 08:30h às 18:00h
– Intervalo de 1:30 hora para almoço.

PRÉ-REQUISITO:

– Não há pré-requisito, 2º grau é o desejável

OFERTA PADRÃO

– Apostila Personalizada
– Material de apoio Completo
– CERTIFICADO de Conclusão
– Apoio literário do Blog Especializado: licitação.publoffice.com.br.

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DOCENTE / PROFESSOR

Prof. Lourival Silva

A formação acadêmica do Professor Lourival Silva, contempla: Doutorando em Educação; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior; Pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades; Bacharel em Ciências Contábeis; Auditor; Perito Contábil e Financeiro; Especialista em Licitações e Contratos Administrativos; Instrutor; Pregoeiro; Palestrante e Técnico em Contabilidade.

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO I

1º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

A – CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

1.Conceito.

B – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

1. Lei 8.666/93 – diretrizes e premissas; princípios norteadores da atividade administrativa: – constitucionais e infraconstitucionais, – vinculação ao instrumento convocatório, – supremacia do interesse público, – indisponibilidade do interesse público.

C – NOÇÕES GERAIS

1. Cláusulas obrigatórias, acessórias e exorbitantes; minuta como anexo ao edital; duração dos contratos e alterações; prorrogações; termos aditivos.

D – FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

1. Termo de contratos e instrumentos substitutivos; Aprovação jurídica; Subcontratação.

E – EXECUÇÃO DO CONTRATO:

1. execução do contrato; cumprimento das obrigações contratuais pelo contratado; obrigações do contratado pela lei de licitações; saneamento de falhas.

MÓDULO II

1º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

F – GARANTIAS CONTRATUAIS:

1. Espécies de garantia; escolha do contratado x escolha da administração; possibilidade de substituição da garantia; atualização e complementação da garantia; normas da in 02/2008 com as alterações da in 06/13.

G – GESTÃO E FISCALIZAÇÃO:

1. A figura do gestor e do fiscal: perfil, responsabilidades, competências, capacitação e nomeação; espécies, finalidades, prazos e formalização; recebimento do objeto; fases da fiscalização: prévia ao contrato, durante e posterior à execução do contrato; gestão tributária, fiscal e trabalhista relativos ao instrumento contratual; inadimplência; sonegação; crimes; transparência

H – ALTERAÇÕES CONTRATUAIS:

1.Alterações do objeto contratual; unilaterais e consensuais; quantitativas e qualitativas; pressupostos para as alterações e possibilidade de superação dos percentuais legais; entendimento do TCU e TCE; valor inicial atualizado do contrato; prorrogação e renovação; readequação dos prazos de execução e vigência do contrato.

I – EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINACEIRO:

1. Formação; conceito, abrangência e fundamentos; fatos desencadeadores do desequilíbrio; reajuste de preços; repactuação e revisão; termo aditivo ou apostilamento.

J – SANÇÃO E INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA:

1. Amparo jurídico para as sanções; previsão no instrumento convocatório sobre sanções; princípios a serem utilizados; sanções da lei nº 8.666 e da lei nº 10.520; procedimento e cautelas para aplicação das sanções; a extensão das sanções administrativas (suspensão temporário do direito de licitar e contratar, declaração de inidoneidade, impedimento de licitar e contratar); fase recursal; passo a passo.

MÓDULO III

2º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

L – TERCEIRIZAÇÃO

1. Contratos de prestação de serviços – particularidades; premissas para terceirização na administração pública; terceirização lícita x terceirização ilícita; objetos que admitem terceirização; serviços continuados e serviços não continuados; serviços continuados com e sem dedicação exclusiva de mão-de-obra; qualidade na execução dos serviços – utilização de acordo de nível de serviço; cautelas com a mão-de-obra utilizada – ausência de subordinação direta dos empregados da contratada/frequência.

M – RESCISÃO CONTRATUAL

1. Decisão de rescindir o contrato – o que deve ser ponderado; procedimento e responsabilidades para o processamento da rescisão; direito do particular à indenização em caso de rescisão; suspensão do contrato pela administração e pelos tribunais de contas; o controle por parte do ministério público; quando aplicar as penalidades previstas na lei nº 8.666|93 e na lei nº 10.520/02; passo a passo para a aplicação de penalidades; extensão dos efeitos da suspensão do direito de licitar e contratar e da declaração de inidoneidade; multas moratória e compensatória – quando aplicar; aplicação de penalidade após a extinção do contrato; responsabilização pessoal dos agentes competentes por ações e omissões na rescisão e na aplicação de penalidades; casos práticos.

MÓDULO IV

2º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

D – ESTUDO DE CASO

1. Elaboração de minuta de contrato.

METODOLOGIA

Publoffice CURSOS – Educação Executiva, busca inovar constantemente em seu modelo de construção do conhecimento. Nos treinamentos e cursos presenciais, tanto nas suas dependências, em ambiente climatizado e confortável, ou in company, todas as aulas são produzidas e editadas para apresentação em slides, através de projetor / data show, material impresso e digital, utilizando diversos recursos interativos e online com o objetivo de elevar o índice de aprendizagem dos alunos e participantes.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Nossas ações pedagógicas estão firmadas nas RECOMENDAÇÕES descritas por Jacques Dolors (1996), no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, sob o Título: EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR, onde apresenta os quatro pilares de sustentação da aprendizagem para a educação do futuro, a saber:

  • Aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida;
  • Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe;
  • Aprender a viver juntos, na perspectiva de desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências e preparar-se para gerir conflitos;
  • Aprender a ser, para melhor desenvolver a personalidade e estar à altura de agir com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação da construção de conhecimentos a partir da observação e análise de:

  • Frequência e pontualidade por parte do aluno;
  • Participação construtiva e compromisso com a dinâmica e o processo educativo proposto;
  • Discussão fundamentada individual e em equipe
  • Trabalhos sistematizados;
  • Produções individuais, coletivas e apresentações em sala de aula.

 

INVESTIMENTO

Presencial – R$ 1.340,00

Videoconferência – R$ 1.140,00

EAD – On Line Avançado – R$ 499,00

 

Em até 12x no cartão de crédito.

Havendo mais de um por entidade, será concedido desconto progressivo de 5%.

Inscrição efetivada até 7 dias antes da data do curso terá desconto de 5% (cinco por cento).

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 5 (cinco) días úteis. Após isso, deverá ser solicitada substituição para um outro curso ou crédito no valor da inscrição.

PublofficeCURSOS – Educação Executiva, se reserva no direito de cancelar qualquer curso, caso a turma não atinja a quantidade mínima de participantes (Ponto de Equilíbrio).

 

FORMA DE PAGAMENTO:

  • Depósito, transferência, Boleto Bancário ou Nota de Empenho;
  • PIX para CNPJ: 33.864.512/0001-55
  • Cartões de Crédito em até 12 vezes, com encargo do pagante;
  • Órgãos públicos enviar Nota de Empenho via email para cursos@publofficecursos.com.br.

Depósito ou transferência Bancária para:

KAYROS TECNOLOGIA, CONTABILIDADE, AUDITORIA, EVENTOS E CURSOS LTDA
CNPJ 33.864.512/0001-55
Agência 1599-7 – Conta Corrente 77.013-2

Enviar por email o comprovante de pagamento para: cursos@publoffice.com.br

Demos

Cor do Tema

Estilo do Cabeçalho

Modo de Navegação

Disposição

Largo
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