Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos

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REEQUILÍBRIO ECONÔMICO – FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – Reajuste, Repactuação e Revisão.
Fundamentos da Lei 8.666/93, Lei 14.133/21 e melhores Jurisprudências, contemplando a Instrução Processual, Memória de Cálculos e Planilha de Custos e Formação de Preços; Atende a legislação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Curso por Videoconferência, Presencial e EAD Online

AGENDA Presencial: Seg/19 e Ter/20 / FEV / 2024

LOCAL DO CURSO:

Presencial:
Rua Ewerton Visco, 290, Ed. Boulevard Side Empresarial, Sala 1901, Caminho das Arvores – Cep 41.820-022, Salvador – Bahia

Videoconferência e EAD:
Internet, Online e Ao vivo

PÚBLICO ALVO:

Membros de Comissões de licitação e cadastramento, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contrato, pregoeiros, contadores, advogados, acadêmicos, servidores públicos, empresários, dirigentes e demais pessoas que trabalham, direto ou indiretamente com licitações e contratos.

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar os participantes para a revisão dos contratos administrativos nas formas de reajuste, repactuação, atualização financeira e reequilíbrio econômico-financeiro, com vista a restabelecer o equilíbrio original entre os encargos do contratado e a retribuição a administração, de acordo com a lei, jurisprudência dominante no TCU e tribunais superiores.Compreender as recomendações e prescrições da legislação de licitações e contratos e da IN SLTI/MPOG 05/2017, aplicando-as ao processamento dos pedidos de reajuste, repactuação e revisão. A este objetivo geral vinculam-se os seguintes OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Definir conceitualmente equilíbrio econômico-financeiro com base no referencial apontado e verificar se os índices aplicados atingem o equilíbrio.
  • Verificar a aplicabilidade dos instrumentos: Reajuste, Revisão e Correção Monetária e Perdas e Danos.
  • Analisar e enumerar as formas de equilíbrio implantadas nos contratos de prestação de fornecimento de bens, serviço e obras.

CARGA HORÁRIA:

– 16 Horas/Aula
– Das 08:30h às 18:00h
– Intervalos de 1:30 hora para almoço.

PRÉ-REQUISITO:

– Não há pré-requisito, 2º grau é o desejável

OFERTA PADRÃO

– Apostila Personalizada
– Material de apoio Completo
– CERTIFICADO de Conclusão
– Apoio literário do Blog Especializado: licitação.publoffice.com.br.

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DOCENTE / PROFESSOR

Prof. Lourival Silva

A formação acadêmica do Professor Lourival Silva, contempla: Doutorando em Educação; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior; Pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades; Bacharel em Ciências Contábeis; Auditor; Perito Contábil e Financeiro; Especialista em Licitações e Contratos Administrativos; Instrutor; Pregoeiro; Palestrante e Técnico em Contabilidade.

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO I

1º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

A – NOÇÕES GERAIS

1. Conceito e natureza jurídica dos contratos administrativos e sua classificação; 2. Regime Jurídico dos contratos administrativos e prerrogativas da Administração; 3. Obrigatoriedade do termo de contrato, quando o mesmo é dispensável e hipóteses de substituição do termo; 4. Principais tipos de contratos: contrato de obras; contratos de serviços; contratos de compras ou fornecimento; contratos de concessão; contrato de permissão; contratos oriundos de ata de registro de preços; convênios e consórcio público; 5. Terceirização: atividades possíveis; requisitos; vedações; e responsabilidade trabalhista subsidiária; 6. Procedimentos prévios à contratação; 7. Convocação do licitante para fins de assinatura do contrato: consequências quando este não é assinado; verificação da documentação de regularidade fiscal; convocação do licitante remanescente;

B – PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DO CONTRATO

1.Obrigatoriedade do orçamento estimado na forma de planilha; 2. A imprescindibilidade da planilha para fins de reajuste/repactuação; 3. Indicação da norma coletiva de trabalho adotada para elaboração da proposta;

 

MÓDULO II

1º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

C – FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO ADMIONISTRATIVO

1.Preâmbulo do contrato e suas informações importantes; 2. Cláusulas obrigatórias do termo de contrato e as que devem ser inseridas nos instrumentos substitutivos; 3. Cláusulas exorbitantes. 4. Obrigações e responsabilidades da contratante e da contratada; 5. Duração dos Contratos (regra e exceções); 6. Princípio da anualidade em face do ano civil ou exercício financeiro; 7. Prorrogação dos Contratos: Condições para prorrogação; prazos de vigência; Exigências legais. 8. Definição dos serviços de natureza contínua: Critérios; 9. Prestação de garantias e suas modalidades: Alterações; Substituições; Liberações; restituições. 10. Publicação do contrato e sua condição de eficácia;

 

MÓDULO III

2º Dia: 08:30 Hs às 12:00 Hs

D – EXECUÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO

Execução dos contratos e o seu acompanhamento; 2. Recebimento do objeto do contrato e suas dispensas provisórias; e o Pagamento das obrigações pecuniárias em ordem cronológica e dentro do prazo contratual/legal; 3. Pagamento de multas e juros de mora, pela Administração, por atraso das obrigações pecuniárias; 4. Suspensão dos serviços ou dos fornecimentos por parte da contratada quando houver atraso de pagamento; 5. Rejeição do objeto do contrato em face de testes e de provas exigidas contratualmente; 6. Custo de desmobilização (ônus da contratante); 7. Formas de alteração contratual (unilateral ou bilateral); 8. Alterações dos Contratos Administrativos: quantitativas, de valor, de preços, no objeto (mudança de marca, introdução de serviços similares, etc). 9. Formação da Equação Econômica-Financeira 10. Conceito, Abrangência e Fundamentos da Equação Econômica-Financeira; 11. Desequilíbrio Eventual e permanente da Equação Contratual; 12. Recomposição dos valores dos contratos complexos, que envolvem custos de mão de obra e de insumos; 13. Instrumentos legais de proteção do desequilíbrio contratual; condições necessárias; 14. Reajuste; aplicações; requisitos necessários; e índices oficiais; 15. Repactuação; planilhas de custos e formação de preços; variação efetiva dos custos; 16. Contratos de terceirização e aspectos trazidos pela Instrução Normativa N° 05/2017 – SLTI/MP; 17. Fatos desencadeadores do desequilíbrio: força maior; caso fortuito; fato do príncipe; fato da administração; interferências imprevistas; modificação unilateral do contrato; correção monetária e atualização monetária; formalização (termo aditivo, apostilamento); 18. Revisão contratual decorrente de encargos legais supervenientes.

 

MÓDULO IV

2º Dia: 14:00 Hs às 17:30 Hs

E – PROCESSAMENTO DO REAJUSTE, DA REPACTUAÇÃO E DA REVISÃO

1. Processamento do Reajuste, da Repactuação e da Revisão: requisitos essenciais do pedido; documentos a serem apresentados; nova planilha de composição dos preços; formação do processo; 2. Questões preliminares: prazos para pedir reajuste/repactuação; preclusão lógica do direito ao reajuste/repactuação; 3. Instrução processual: histórico da contratação; análise do pedido: itens que devem ser objeto de análise pelo gestor; questões polêmicas relativas à composição dos custos do contrato de terceirização; montagem da nova planilha de preços do contrato; proposta de indeferimento ou de deferimento parcial ou integral do pedido; efeitos financeiros do reajuste/repactuação/revisão; 4. Possibilidade de adoção de reajuste por índice e repactuação no mesmo contrato; 5. Participação do gestor/fiscal do contrato na instrução do processo; 6. Manifestação da contratada quanto aos termos do reajuste/repactuação/revisão; 7. Formalização do reajuste, da repactuação e da revisão.

F – EXERCÍCIO E ESTUDO DE CASO

METODOLOGIA

Publoffice CURSOS – Educação Executiva, busca inovar constantemente em seu modelo de construção do conhecimento. Nos treinamentos e cursos presenciais, tanto nas suas dependências, em ambiente climatizado e confortável, ou in company, todas as aulas são produzidas e editadas para apresentação em slides, através de projetor / data show, material impresso e digital, utilizando diversos recursos interativos e online com o objetivo de elevar o índice de aprendizagem dos alunos e participantes.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Nossas ações pedagógicas estão firmadas nas RECOMENDAÇÕES descritas por Jacques Dolors (1996), no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, sob o Título: EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR, onde apresenta os quatro pilares de sustentação da aprendizagem para a educação do futuro, a saber:

  • Aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida;
  • Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe;
  • Aprender a viver juntos, na perspectiva de desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências e preparar-se para gerir conflitos;
  • Aprender a ser, para melhor desenvolver a personalidade e estar à altura de agir com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação da construção de conhecimentos a partir da observação e análise de:

  • Frequência e pontualidade por parte do aluno;
  • Participação construtiva e compromisso com a dinâmica e o processo educativo proposto;
  • Discussão fundamentada individual e em equipe
  • Trabalhos sistematizados;
  • Produções individuais, coletivas e apresentações em sala de aula.

 

INVESTIMENTO

Presencial – R$ 1.340,00

Videoconferência – R$ 1.140,00

EAD – On Line Avançado – R$ 499,00

 

Em até 12x no cartão de crédito.

Havendo mais de um por entidade, será concedido desconto progressivo de 5%.

Inscrição efetivada até 7 dias antes da data do curso terá desconto de 5% (cinco por cento).

 

POLÍTICA DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 5 (cinco) días úteis. Após isso, deverá ser solicitada substituição para um outro curso ou crédito no valor da inscrição.

PublofficeCURSOS – Educação Executiva, se reserva no direito de cancelar qualquer curso, caso a turma não atinja a quantidade mínima de participantes (Ponto de Equilíbrio).

 

FORMA DE PAGAMENTO:

  • Depósito, transferência, Boleto Bancário ou Nota de Empenho;
  • PIX para CNPJ: 33.864.512/0001-55
  • Cartões de Crédito em até 12 vezes, com encargo do pagante;
  • Órgãos públicos enviar Nota de Empenho via email para cursos@publofficecursos.com.br.

Depósito ou transferência Bancária para:

KAYROS TECNOLOGIA, CONTABILIDADE, AUDITORIA, EVENTOS E CURSOS LTDA
CNPJ 33.864.512/0001-55
Agência 1599-7 – Conta Corrente 77.013-2

Enviar por email o comprovante de pagamento para: cursos@publoffice.com.br

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